Violência. Mais um problema social do país.

      Uma das maiores preocupações atuais do Brasil é a violência. Um problema que cresce e se expande cada dia mais e assusta toda a população de um país, matando inocentes e traumatizando os que têm a sorte de sobreviver.
      Porém o fato mais surpreendente nesse caso é que a maioria desses criminosos são os jovens, o que faz deles, ao mesmo tempo, vitimas e vilões dessa situação, justamente em uma idade em que deveriam desfrutar, apenas, de educação, saúde e lazer.
     Com pais mal orientados, com pouco estudo, que vivem em uma situação precária e muitas vezes já estão envolvidos em crimes, esses jovens não têm instrução ou incentivo de ir à escola, o que os levam a se envolver com drogas, bebidas e com o crime. Esses jovens roubam, traficam e ate matam como adultos e não se sentem mal por isso, pelo contrário, se sentem como vingadores a uma sociedade injusta que não lhes deu oportunidades e nem a seus pais. Por outro lado, há também, adolescentes de classe media que não têm os mesmos problemas, entretanto também se envolvem com assuntos ilícitos.
     Apesar dessas crianças e adolescentes não serem a total parcela de criminosos do país, há de se notar que o principal fator para que a violência aconteça em grandes proporções é a insuficiência na educação, na saúde e na criação de oportunidades, já que esses criminosos, na maioria das vezes, não terminaram seus estudos por falta de informação ou estimulo.
    A necessidade de investimentos em educação no Brasil, já se tornou um clichê, entretanto é algo realmente importante e urgente que tem de ser feito, para que essa criminalidade que tem atingido populações de todas as classes sociais, ao menos, diminua.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem das facções criminosas no Brasil

Back to my home country

A visão dos europeus sobre o Brasil