Urnas Eletrônicas são confiáveis?


       As urnas são. Quem as opera é que talvez não. Abaixo há um vídeo de uma reportagem feita pelo Jornal da Band, que apresenta denúncias de que as eleições de 2008, em Caxias - MA, teriam sido fraudadas.

Há também, outro vídeo com uma simulação de como tornar um determinado candidato vencedor, através de um código e um procedimento simples.

Há muitas opiniões e informações sobre o assunto na internet, porém não há fatos ou unanimidade a respeito da real segurança (ou ausência dela) da urna eletrônica.

Países como Alemanha e Estados Unidos não aderiram à urna eletrônica em suas eleições, especialmente por considerarem o equipamento e seu sistema bastante falhos (inseguros). Embora tenhamos acreditado por muito tempo que o motivo seria o orgulho desses países em render-se à nossa tecnologia.

Segundo uma fonte com amplos conhecimentos na área de informática, é totalmente possível criar um software capaz de burlar o eleitor. Ou seja, a urna mostra uma informação no visor, mas envia uma diferente para o sistema que computa os votos.

Assim, os responsáveis pela criação e pelo sistema da urna, seriam sim capazes de utilizá-la de acordo com seus interesses. Ressalto, porém, que o fato de essa possibilidade existir não significa que seja aplicada.

Enfim, assista aos vídeos e tire suas conclusões. Mas deixo aqui uma pergunta: por que países desenvolvidos iriam preferir contar votos manualmente – ação que demanda dias – ao invés de desenvolverem uma tecnologia rápida e eficaz?





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem das facções criminosas no Brasil

Back to my home country

A visão dos europeus sobre o Brasil