Existe amor em São Paulo


São Paulo me transborda. Para uma garota do interior, a diversidade cultural da maior metrópole do país é fascinante. Apesar de ter nascido em Sampa, tive poucas oportunidades de desbravar a imensidão dessa cidade. Há anos planejava fazer um tour cultural por São Paulo e, graças a alguns fatores, essa oportunidade se tornou possível.
É nesse ponto que deixo um sincero agradecimento a um grande amigo que finalmente tive o prazer de conhecer pessoalmente, Emilio Coutinho, fundador do Casa dos Focas, um projeto pelo qual tenho enorme admiração. Emilio gentilmente aceitou ser meu guia turístico e assim pudemos admirar um pouco da arte paulistana.
Infelizmente, conhecer todos os pontos culturais de São Paulo em apenas um dia é humanamente impossível. Apesar disso, conseguimos visitar alguns dos mais interessantes lugares turísticos da capital. Dentre eles, a Estação da Luz, a Pinacoteca, o Museu da LínguaPortuguesa, o prédio dos Correios, o Mosteiro de São Bento, a Avenida Paulista, o Parque Ibirapuera, a Avenida Ipiranga.
Mas não são só os pontos específicos, na verdade, São Paulo é toda inspiração e contradição. De um lado, um casarão antigo com uma beleza que não se vê com frequência, mas do outro há um prédio ultramoderno, totalmente espelhado que também não é nada menos que bonito.
Na escada rolante do metrô, um moço lendo um livro, enquanto na passarela da cidade, outro rapaz caminha com seu headphone. Sem querer você esbarra em uma estátua, mas, opa... Ela está viva. Em frente à uma igreja com arquitetura invejável, um mágico entretém uma pequena plateia.
Alguns têm dificuldade com a escada rolante ou com a catraca do metrô, ao mesmo tempo em que outros já nem reparam nesses detalhes. Um bom livro por dois reais e um pão de queijo – não tão bom – por oito. A gentileza do cara que esbarra em você e pede desculpas frente ao mau humor do moço da bilheteria.
O morador de rua com boas histórias para contar, o artista de rua que poderia estar num palco de teatro. O cara de terno no metrô e o garoto no skate. Pessoas tirando fotos, pessoas impedindo fotos. Avião disputando céu com pássaros, da mesma forma que as árvores e os carros. Prédios bem pintados e lugares grafitados.
Turistas felizes, nativos estressados. Assim é São Paulo, pouco aproveitada pelos moradores e sonhada pelos visitantes. Um trânsito irritante, mas à noite, a fileira de carros forma uma imagem tão bonita. Um clima instável, de frio penetrante e calor que frita. Existe amor em São Paulo, tanto que até transborda e se personifica.



 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem das facções criminosas no Brasil

Back to my home country

A visão dos europeus sobre o Brasil