“Uma vez político, sempre político”



Aos 21 anos, metido à jornalista – como se considera – Adilson Selvano, já foi proprietário do bataguassuemfoco.com.br, site de notícias mais acessado de Bataguassu, município com 20 mil habitantes, no estado de Mato Grosso do Sul. A viagem diária de quatro horas – duas de ida e duas de volta – até a faculdade o obrigou a deixar a graduação de jornalismo. Com perfis em redes sociais, católico praticante, petista assumido e atualmente assessor de imprensa da prefeitura de sua cidade, Adilson mostra que apesar da pouca idade, já tem engajamento político e comprometimento social.

Andreza Galiego - Por que você se considera um “metido a jornalista”?

Adilson Selvano - Não sou formado em Comunicação Social, porém desempenho, ou pelo menos tent0 (risos), desempenhar a função de jornalista. Então nada melhor para me definir: metido à jornalista.

AG - Por motivos pessoais, você teve que interromper a graduação de jornalismo. Mas ainda assim trabalha na área como assessor político. Você considera a obrigatoriedade do diploma de jornalismo irrelevante?

AS - Certamente o diploma da profissão de jornalismo deve ser obrigatório. Acredito e concordo quando dizem que o dom de escrever pode nascer com o indivíduo ou ser por ele mesmo aprimorado. Mas acredito que o papel do Jornalista é diferente de escritor. O jornalista é um agente social e a teoria aprendida na faculdade é de fundamental importância para se formar esse agente.

AG - O bataguassuemfoco foi criado anteriormente ao seu ingresso na faculdade. Ele serviu de inspiração para a escolha da profissão?

AS - Sempre gostei de jornalismo. Quando criei o site já tinha comigo essa vontade de trabalhar na área.

AG - Você se declara petista. Não acha que isso vai contra o conceito de imparcialidade do jornalismo?

AS - É possível conciliar as duas coisas. A militância em qualquer partido político não pode sobrepor a liberdade e o direto do cidadão de ter acesso a uma noticia imparcial e de qualidade.

AG - Essa declaração lhe atrapalhou em algum momento?

AS - Acredito que não. Quando mantinha o site bataguassuemfoco mesmo sendo militante petista, sempre procurei abrir espaço para todas as correntes políticas. Acho que consegui conciliar as duas coisas.

AG - Ao aceitar assumir o cargo de assessor do prefeito João Carlos Lemes, você teve que se desfazer do site de notícias. Isso teve razões políticas ou foi uma decisão pessoal?

AS - Foi uma decisão pessoal. No cargo de assessor político eu não teria tempo e condições de conciliar as duas funções. Ou eu me dedicaria à manutenção e atualização do site ou ao trabalho de assessor.

AG - Atualmente o PT é o partido da situação no governo, isso facilita a vinda recursos para Bataguassu, em que a administração também é petista?

AS – Sim. Na política isso é fundamental, o PT em Bataguassu tem como principal aliado o PMDB, a mesma aliança nacional. Isso sem dúvidas reflete positivamente na administração. Nenhum deputado, senador ou presidente vai dar prioridade para um adversário em lugar de um aliado.

AG - Para você, católico praticante, religião e política podem ser vivenciadas ao mesmo tempo ou as ideologias acabam sendo conflitantes?

AS - A religião e a política devem ser vivenciadas. A Igreja Católica incentiva o fiel leigo a trabalhar na política, sempre visando o bem comum e a política social da Igreja. Existem momentos em que se tem algum conflito, mas como católico praticante sempre prefiro a minha ideologia de cristão. A ideologia política fica em segundo plano.

AG - Você tem perfis no Twitter e no Facebook. As redes sociais são úteis no seu trabalho como assessor?

AS - As redes sociais são uma grande tendência. Ultimamente o meu twitter está meio abandonado (risos), mas o facebook está a todo vapor, sempre procuro divulgar as ações da administração e minhas opiniões na rede.

AG - O prefeito João Carlos participa ativamente dessas redes ou o trabalho dele é apenas você quem divulga?

AS - Ele tenta, já o aconselhamos a ser mais ativo na rede, mas a dificuldade de tempo acaba não deixando. Porém sempre que possível ele posta algo, principalmente no facebook.

AG - Você pretende continuar na política ou partir para o jornalismo mais imparcial?

AS - Uma vez político sempre político. Costumo dizer que para você ser político, você não tem obrigação de exercer um cargo público. Política se faz no dia-a-dia. Tenho pretensões de continuar na política sim, mas no jornalismo também (risos), de preferência em um setor que dê para eu conciliar as duas coisas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A origem das facções criminosas no Brasil

Back to my home country

A visão dos europeus sobre o Brasil